sábado, 11 de outubro de 2008

PESQUISA

Eu vou pesquisar o seu nome
Quero saber de onde ele vem?
o que ele significa?
Um nome não é apenas um chamado.
Ele vai mais além.
Ele pode nem ser ouvido
ou apenas sussurrado
ou ecoar infinito;
Um nome pode ser algo
que se esconde dentro de uma frase de amor!


Eu vou pesquisar o seu nome
e sobrenome...
e os seus ternos apelidos também...
os antigos...e os que eu inventei...
Vou pesquisar com as mãos e olhos de Saramago,
recorrer a Heráldica
e todas as fontes possíveis
Eu vou pesquisar à exaustão
com a febre de quem deseja
completar alguma coleção.
Um nome não pode ser apenas um nome.
Um nome deve ser evocação
de algum tempo,
algum lugar, algum gesto.
Um nome pode ser apenas o resto,
o complemento
ou a síntese completa
de um encantado momento!


Eu vou pesquisar o seu nome,
rebuscar todas as letras.
Um nome pode lembrar um produto,
uma marca de doce
como todo doce pode lembrar um fruto.
Um nome eu sei que escuto,
quando o meu coração
toma, resoluto,o lugar do meu coração,
então esse nome
pode levar-me a cláusura
ou a minha liberdade absoluta.
Formas, anagramas, arabescos
nítidos ou criptografados;
Um nome pode deixar de ser apenas um nome,
pode alcançar o status de um sentimento,
de um desejo:
pode ser fome ou deleite
ilusão, enfeite ou
lembrança gravada na mente ou
tatuagem virtual
que não repele a pele de alguém
que pode amá-la igual a quem
ama o céu, a profundeza do mar,
o distante, o eco de um instante
aprisionado na mente,
um nome...um nome que se expõe,
se revela após séculos e séculos
aprisionado num pergaminho.

Nenhum comentário:

Salve